Diferenças entre Armadilhas ADESIVAS e ELETROCUTORAS

O fator mais comum entre os insetos alados é que se guiam pela luz do sol, sendo assim, a maioria das espécies irá se atrair pela radiação UV-A emitida pelas lâmpadas especiais das Armadilhas Luminosas.

No mercado atual podemos encontrar basicamente dois modelos de armadilhas luminosas: As “adesivas” e as “eletrocutoras”. Cada modelo tem sua funcionalidade e locais adequados para a instalação, e o que difere é a forma que cada armadilha extermina o inseto.

 

As armadilhas Adesivas são indicadas para instalação no interior dos ambientes e servem para controlar e monitorar os insetos presentes no local. Utilizam uma placa descartável com uma cola muito viscosa e mantém o inseto preso, o que reduz o risco de contaminação em ambientes que necessitam de um nível rigoroso de higiene, como no caso de plantas de indústrias alimentícias e farmacêuticas. Esse modelo geralmente possui proteção para lâmpadas, que devem preferencialmente obedecer a norma RDC 216/2004, o qual diz que luminárias de forma geral devem possuir proteção para utilização em indústrias alimentícias.

As armadilhas Eletrocutoras, são indicadas para áreas mais afastadas de locais de manipulação e embalagem de produtos. Exterminam os insetos através de eletricidade, com uma descarga de alta tensão. Os restos dos insetos caem no interior de uma bandeja que fica na base do equipamento, porém seus fragmentos podem ser lançados pelo ar no ato da descarga. A radiação UV desidrata o corpo do inseto morto, que se torna mais leve e facilita que correntes de ar espalhem os retos que se encontram no interior do aparelho.

O último modelo não possui uma proteção totalmente eficaz para as lâmpadas, que pode espalhar estilhaços no caso de quebra acidental, portanto não é recomendada para uso em locais de manipulação alimentar ou qualquer outro tipo de produto que necessite de higiene controlada.  Porem quando corretamente utilizadas tem uma importante função no controle integrado de pragas. Podem ser instaladas em entradas, corredores de acesso e ambientes abertos. Por não utilizar a placa adesiva descartável podem proporcionar um ótimo custo benefício, em locais com grande incidência de infestação de insetos voadores.

 

Engº Roniel J. Prudente

Comentários