Perguntas Frequentes

Substitua as Lâmpadas UV-A, juntamente com o Protetor de Lâmpadas (PETG), impreterivelmente a cada 10 a 11 meses de uso.

É necessário substituir as lâmpadas de sua armadilha mesmo se elas estiverem funcionando e aparentemente em bom estado, pois o desgaste da camada de fósforo (revestimento no interior do tubo de vidro) poderá reduzir em até 40% de sua atratividade aos insetos.

As armadilhas luminosas Ultralight normalmente saem de fábrica com um adesivo para registrar a data de início do uso e substituição das lâmpadas e protetores de PETG.

Recomendamos que a substituição do Protetor PETG seja realizada a cada troca da lâmpadas. Com o tempo de uso e a forte incidência dos raios UV-A das lâmpadas, a peça em PETG, que inicialmente é transparente, fica opaca e dificulta a emissão de UV-A das lâmpadas, reduzindo a eficiência da armadilha na atração dos insetos voadores.

Uma vez instalada corretamente, é muito importante para manter a eficiência e durabilidade de sua armadilha que se faça a manutenção periódica.

Substitua as Placas Adesivas por um novo Refil, quando sua superfície estiver coberta por cerca de 70% de insetos. Isso ocorre normalmente a cada 10 a 15 dias, mas pode variar de região para região.

Após esse período, a placa se torna ineficaz pela falta de área ou cola para capturar insetos, e poderá permitir que eles escapem e provoquem danos aos seus produtos ou alimentos.

Todas as armadilhas saem de fábrica com a chave seletora na posição 220V.

Para alterar a voltagem de sua armadilha, basta selecionar a opção 127V na chave seletora com a armadilha desligada e com o plug fora da tomada. 

Para ter certeza que a chave da armadilha está selecionada na voltagem correta, verifique:

- Se quiser selecionar a opção 127V, DEVERÁ ESTAR APARENTE O ESCRITO 127V na chave seletora.

- Se quiser selecionar a opção 220V, DEVERÁ ESTAR APARENTE O ESCRITO 220V na chave seletora.

Observação: O modelo Línea não possui chave seletora. Ao adquirir a armadilha, o cliente necessita infornar se a voltagem é 127 ou 220V.

 

No cabo de força da armadilha você encontra um adesivo informando a utilização correta. Na dúvida, não ligue a armadilha na tomada e fale com um de nossos vendedores pelo telefone (14) 3243-8580.

É muito comum verificarmos uma certa variação de luz visível emitida palas lâmpadas UV-A, isso ocorre na maioria das vezes pelo tipo de composto utilizado na fabricação da lâmpadas mais precisamente na cor e espessura da camada fosforo, que recobre a superfície do vidro da lâmpada. O tom visível a olho nu não determina a eficiência da lâmpada e sim a emissão de UV-A que não é visível a olho nú.

Para realizar a limpeza e higienização correta de sua armadilha, oferecemos o KIT DE HIGIENIZAÇÃO ULTRALIGHT com um detergente especial SEVENGEL de origem vegetal que, além de limpar e desinfetar, remove todos os restos de cola que ficarem na carenagem, provenientes da placa adesiva.

Manter sua armadilha sempre limpa e higienizada é importante, pois os insetos capturados podem transmitir inúmeras bactérias e doenças.

Nunca utilize Thinner, gasolina ou similares, pois poderão danificar a sua armadilha.

Os desenhos quadriculados das placas adesivas servem para realizar contagem de insetos que nela forem capturados. Assim, é possível calcular o nível de infestação e quais tipos de insetos que estão presentes no ambiente em que a armadilha está instalada.

As armadilhas luminosas Ultralight são garantidas contra defeito de fabricação pelo período de 12 meses, à partir da data da emissão da nota fiscal de venda ao primeiro comprador, exceto as peças que se desgastam com o uso, tais como lâmpadas, protetores de PETG, Refil e outros.

O período de garantia das lâmpadas é de 3 meses (90 dias).

Para utilizar a armadilha em sua máxima eficiência, opte por instalá-la em locais com menor intensidade de iluminação. Quanto mais escuro o ambiente, melhor a eficiência da armadilha. Outras fontes de luz poderão competir com a luz UV-A da armadilha. Garanta que no local da instalação a armadilha possa ser fixada a uma altura mínima entre 1,50 m e 2,00 m do chão. Você vai obter melhor eficiência se utilizá-la nessa faixa de altura.

As armadilhas luminosas utilizam lâmpadas UV-A, conhecidas como Luz Negra, que possuem pico de luz de 365 nanômetros. Esta é a faixa maior atração aos insetos fotossensíveis positivos (tais como moscas domésticas, varejeiras, abelhas, mosquitos, besouros, mariposas e outros), no entanto, a luz UV-A não é visível para os seres humanos.

Cada espécie de animal possui uma sensibilidade e forma diferente de enxergar a luz. Cada tonalidade que enxergamos é um raio com frequência de onda específica, que varia de 400 nanômetros (violeta) a 700 nanômetros (vermelho). Entretanto, os insetos possuem maior sensibilidade e enxergam mais a luz ultravioleta, que varia de 300 a 400 nanômetros.

As lâmpadas convencionais incandescentes e fluorescentes emitem um pouco de luz na faixa UV-A e, por isso, também acabam atraindo insetos voadores fotossensíveis. Entretanto, não é recomendada a substituição das lâmpadas UV-A (luz negra) por lâmpadas convencionais (luz do dia). Essa alteração resultará em uma baixa eficiência de sua armadilha luminosa na captura de insetos voadores, especialmente os de hábitos diurnos, tais como moscas e varejeiras.

Olhando para a lâmpada a olho nu, não é possível identificar se a mesma está forte o suficiente para atrair insetos, pois, como mencionamos anteriormente, a luz UV-A não é visível aos nossos olhos. Somente utilizando um aparelho medidor de UV-A pode-se ter esta resposta. Por esse motivo, mesmo que a lâmpada pareça bastante forte e com forte intensidade de luz, recomendamos a troca a cada 10 a 12 meses. Os fabricantes recomendam fazer a substituição entre 7.000 e 8.000 horas de uso.

As lâmpadas de LED revolucionaram o segmento de iluminação em todo mundo, mas ainda deixam muito a desejar no quesito de atração aos insetos voadores. Os grandes fabricantes mundiais, tais como a Philips e Sylvania, que produzem as lâmpadas UV-A com as marcas Astron e Ozli, realizam anualmente diversos testes e estudos científicos com lâmpadas de LED em armadilhas luminosas. No entanto, até a presente data, não foi possível o desenvolvimento de uma lâmpada de LED UV-A economicamente viável e, ao mesmo tempo, eficiente na atração aos insetos. O motivo principal da baixa atratividade pode ser o fato da lâmpada de LED emitir luz somente em uma frequência única (apenas um comprimento de onda), ao contrário das lâmpadas fluorescentes UV-A que emitem luz em uma faixa de frequência (em torno de 365 nanômetros).

Para melhor eficiência, recomendamos manter a armadilha ligada durante 24 horas por dia. As armadilhas em geral possuem baixo consumo de energia e, muitas vezes, resultados ruins são obtidos porque elas são desligadas durante a noite. Apesar de alguns insetos de hábito diurno diminuírem suas atividades ao anoitecer, as lâmpadas UV-A, se permanecerem ligadas, irão atraí-los para o interior da armadilha.

Este Refil Adesivo equivale a 3 (três) placas convencionais. Basta você retirar uma das películas protetoras e recolocar novamente na armadilha.

Além de ser confeccionada em papel cartão ecológico e ocupar menos volume, esta nova placa possui adesivo Hotmelt de maior poder de aderência, que não escorre nem suja armadilha.

Disponível nas dimensões 450x220 mm e 400x135 mm, possui espessura de apenas 1 mm.

NÃO instale em frente a portas e janelas

NÃO instale na passagem de pessoas ou empilhadeiras

NÃO instale próximo a alimentos

NÃO instale próximo a ventiladores

NÃO instale próximo a outras fontes de luz

NÃO instale fora da visão ou alcance do voo dos insetos

Os insetos voadores fotossensíveis são atraídos por quase todos os tipos de luz, razão pela qual você costuma vê-los em volta das lâmpadas na varanda ou luminárias à noite, mas são especialmente atraídos pelos raios ultravioletas da luz negra ou UV-A.

A luz ultravioleta é o comprimento de onda mais curto de todas as cores e, embora não seja visível ao olho humano, é muito visível e atrativo para a maioria dos insetos.

As lâmpadas das armadilhas luminosas são revestidas internamente por uma camada de fósforo que filtram a luz comum, permitindo a passagem de luz UV-A (no comprimento de onda de 365 nanômetros), ideal para a atração de moscas e insetos fotossensíveis. Com o passar do tempo, esta camada de fósforo se deteriora e a armadilha perde a eficiência, tornando-se necessário a substituição das lâmpadas e do seu protetor de PETG. Por esse motivo, você deve substituir as Lâmpadas e o protetor de sua armadilha a cada 10 a 11 meses de uso.

As armadilhas luminosas Ultralight utilizam lâmpadas UV-A, conhecidas como Luz Negra ou Black Light, que emitem luz na faixa entre 300 a 400 nanômetros, com pico de onda de 365 nanômetros. A luz UV-A não é visível para o ser humano, e por isso não é possível identificar a olho nu se a lâmpada de sua armadilha ainda está adequada ou não para o uso, mesmo que aparentemente ela parece estar em boas condições. Por esse motivo as lâmpadas devem ser substituídas a cada 10 a 11 meses de uso.

 

A maioria dos insetos voadores possui sensibilidade e são atraídos pela luz UV-A, por isso são conhecidos como insetos fotossensíveis ou fototrópicos positivos, entre eles estão a mosca doméstica, varejeira, mosca da fruta, mosca do chifre, abelhas e vespas, mosquitos, besouros, cupins na fase alada e a maioria das mariposas e insetos de hábitos noturnos.

 

A barata é um inseto rasteiro que, apesar de possuir asas, não é atraída pela luz (inseto fototrópico negativo).